Intervalos
E ai galera das seis cordas?
Dando seguimento ao nosso estudo sobre formação de acordes, para que você possa deixar de vez ter que ficar pesquisando por acordes que você não conhece, vamos entender agora um assunto extremamente importante, trata-se dos intervalos.
A grosso modo podemos dizer que os intervalos nada mais é do que a distância entre duas determinadas notas,
por exemplo, partindo da nota Dó até o Ré temos um intervalo de segunda, como eu sei disso?
Bom, basicamente, começa-se a contar da nota de partida até a nota que você desejar no nosso caso o Ré.
Não deixe de ler o poste, formação de acordes para guitarra .
Acontece que estes intervalos recebem algumas classificações, observe o quadro abaixo:
Observe que no nosso exemplo temos o intervalo de 2º maior, em nosso quadro estamos partindo da nota fundamental Dó, mas podemos começar por qualquer outra nota, de Ré a Mí temos também um intervalo de 2º maior, se você dominar este assunto já estaremos aptos a montar nossos acordes ou qualquer acorde.
Não deixe de nos dar um força com suas dúvidas nos comentários.
Até a próxima!
Dando seguimento ao nosso estudo sobre formação de acordes, para que você possa deixar de vez ter que ficar pesquisando por acordes que você não conhece, vamos entender agora um assunto extremamente importante, trata-se dos intervalos.
A grosso modo podemos dizer que os intervalos nada mais é do que a distância entre duas determinadas notas,
por exemplo, partindo da nota Dó até o Ré temos um intervalo de segunda, como eu sei disso?
Bom, basicamente, começa-se a contar da nota de partida até a nota que você desejar no nosso caso o Ré.
Não deixe de ler o poste, formação de acordes para guitarra .
Acontece que estes intervalos recebem algumas classificações, observe o quadro abaixo:
Observe que no nosso exemplo temos o intervalo de 2º maior, em nosso quadro estamos partindo da nota fundamental Dó, mas podemos começar por qualquer outra nota, de Ré a Mí temos também um intervalo de 2º maior, se você dominar este assunto já estaremos aptos a montar nossos acordes ou qualquer acorde.
Não deixe de nos dar um força com suas dúvidas nos comentários.
Até a próxima!
Formação de acordes para guitarra ou violão
Galera, vamos iniciar agora da maneira mais prática possível, o estudo sobre a formação dos acordes, você não precisa ficar procurando pela web um acorde que você não conhece ou até dicionário de acordes, basta você entender como funciona a formação dos acorde para poder montar qualquer acorde que você não conheça, este será o primeiro de uma série de postes relacionados a este assunto.
Neste primeiro momento vamos conhecer a estrutura da escala maior que será um dos pilares do nosso assunto.
Execute a escala a baixo, se ainda não sabe ler tablatura leia nosso poste, como ler tablatura.
Escala de Sol Maior.
-------------------------------------5-7-8----------
------------------------------5-7-8-----------------
-----------------------4-5-7------------------------
----------------4-5-7-------------------------------
--------3-5-7---------------------------------------
-3-5-7----------------------------------------------
Cada nota desta escala que você toca corresponde a um grau, a primeira nota chamamos de tônica e o segundo grau será a segunda nota que você irá tocar e assim por diante, ficando assim:
G - A -B - C -D - E - F# - G - A - B - C etc...
t 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 graus
Só para te motivar, estes números são os mesmos que aparecem junto aos acordes, como G7/9.
Repare que do oitavo grau em diante as notas se repetem, logo, o grau 8 também pode ser t, o grau 9 pode ser 2.
Para exercitar tente reproduzir o mesmo desenho da escala acima só que com outras tônicas.
Para não ficar chato, por hora, pararemos por aqui e não deixem de comentar e tirar suas dúvidas.
Neste primeiro momento vamos conhecer a estrutura da escala maior que será um dos pilares do nosso assunto.
Execute a escala a baixo, se ainda não sabe ler tablatura leia nosso poste, como ler tablatura.
Escala de Sol Maior.
-------------------------------------5-7-8----------
------------------------------5-7-8-----------------
-----------------------4-5-7------------------------
----------------4-5-7-------------------------------
--------3-5-7---------------------------------------
-3-5-7----------------------------------------------
Cada nota desta escala que você toca corresponde a um grau, a primeira nota chamamos de tônica e o segundo grau será a segunda nota que você irá tocar e assim por diante, ficando assim:
G - A -B - C -D - E - F# - G - A - B - C etc...
t 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 graus
Só para te motivar, estes números são os mesmos que aparecem junto aos acordes, como G7/9.
Repare que do oitavo grau em diante as notas se repetem, logo, o grau 8 também pode ser t, o grau 9 pode ser 2.
Para exercitar tente reproduzir o mesmo desenho da escala acima só que com outras tônicas.
Para não ficar chato, por hora, pararemos por aqui e não deixem de comentar e tirar suas dúvidas.
Exercícios para guitarra
E aí galera das seis cordas, estou postando um exercício muito bom de desenvolvimento para a mão solo, trata se de um exercício passado por nosso saudoso Roger Franco, lembre-se de treinar bastante devagar e sempre com o metrônomo e, cuidado para não se machucar, o exercício e puxado heinn!!
Mãos a obra.
Ah,. De uma olhada no poste do vídeo, exercícios para independência dos dedos, para sacar como fica a execução.
Mãos a obra.
Ah,. De uma olhada no poste do vídeo, exercícios para independência dos dedos, para sacar como fica a execução.
Família dos acordes menores com sétima (m7)
Mais uma família de acordes para você iniciante, desta vez os acordes menores com sétima, com estes acordes e os outros que postamos aqui, acordes básicos para violão e guitarra e família dos acordes maiores com sétima, tenho certeza que você já conseguirá tocar suas músicas prediletas.
Bons estudos.
Bons estudos.
Notação musical
Este é mais um post para iniciantes, veremos como são representados os acordes e o que siguinificam os símbolos e números que os acompanham.
Os acordes são representados pelas letras do alfabeto de A até G, veja:
A - Lá
B - Sí
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
È comum você encontrar os seguintes símbolos acompanhando as letras:
M - maior - por convenção não precisa colocar o sinal M no acorde maior, sua ausência diz que este acorde é maior. Exemplo: A - lá maior
m - menor
# - sustenido exemplo: A# lá sustenido.
b - Bemol exemplo: A b lá bemol.
º - Diminuto exemplo: Aº lá diminuto
Além disso você pode encontrar números junto às letras:
A7 - lá com sétima
A6 - lá com sexta
A9 - lá com nona
A6/9 lá com sexta e nona
Mais exemplos:
Am7/9 lá menor com sétima e nona.
C#m6 dó sustenido menor com sexta.
Dbm ré bemol menor.
Dúvidas comentem que responderemos.
Os acordes são representados pelas letras do alfabeto de A até G, veja:
A - Lá
B - Sí
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
È comum você encontrar os seguintes símbolos acompanhando as letras:
M - maior - por convenção não precisa colocar o sinal M no acorde maior, sua ausência diz que este acorde é maior. Exemplo: A - lá maior
m - menor
# - sustenido exemplo: A# lá sustenido.
b - Bemol exemplo: A b lá bemol.
º - Diminuto exemplo: Aº lá diminuto
Além disso você pode encontrar números junto às letras:
A7 - lá com sétima
A6 - lá com sexta
A9 - lá com nona
A6/9 lá com sexta e nona
Mais exemplos:
Am7/9 lá menor com sétima e nona.
C#m6 dó sustenido menor com sexta.
Dbm ré bemol menor.
Dúvidas comentem que responderemos.
Decifrando o braço da guitarra pt 2
Dando sequência ao post decifrando o braço da guitarra, veremos agora alguns macetes para facilitar a localização das notas em qualquer lugar do braço do violão/guitarra e logo logo você estará fera.
Primeira coisa, você deve saber reconhecer um intervalo de oitava, que é bem fácil, toda vez que você inícia uma escala passando por todas as notas e chegando na inícial novamente (tônica), você encontrou o intervalo de uma oitava acíma, veja:
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C
1 2 3 4 5 6 7 8
grave agudo
Os números representam os intervalos, repare que sai do intervalo 1 e passei por todas as notas até chegar no C novamente, este C está uma oitava acíma do C 1.
E em que isso ajuda a localizar as notas no braço da guitarra/violão?
Acontece que estes intervalos se comportam no braço da guitarra/violão de forma simétrica.
Repare na imagem, primeiramente o FÀ da primeira casa, para você encontra sua oitava basta saltar uma casa e uma corda e você terá o Fá novamente, para quaquer nota nas cordas Mí e Lá esta formúla funciona,
nas codas Ré e Sol, você deve saltar duas casas e uma corda.
Outra dica, todas as notas se repetem a partir da 12º casa, então a corda Mí, se você tocala na 12º, teremos o Mí novamente só que uma oitava acima, mesma coisa com as outras cordas.
Este intervalo é muito utilizado para criar riffs de guitarra.
Dúvidas comentem.
Primeira coisa, você deve saber reconhecer um intervalo de oitava, que é bem fácil, toda vez que você inícia uma escala passando por todas as notas e chegando na inícial novamente (tônica), você encontrou o intervalo de uma oitava acíma, veja:
C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C
1 2 3 4 5 6 7 8
grave agudo
Os números representam os intervalos, repare que sai do intervalo 1 e passei por todas as notas até chegar no C novamente, este C está uma oitava acíma do C 1.
E em que isso ajuda a localizar as notas no braço da guitarra/violão?
Acontece que estes intervalos se comportam no braço da guitarra/violão de forma simétrica.
Repare na imagem, primeiramente o FÀ da primeira casa, para você encontra sua oitava basta saltar uma casa e uma corda e você terá o Fá novamente, para quaquer nota nas cordas Mí e Lá esta formúla funciona,
nas codas Ré e Sol, você deve saltar duas casas e uma corda.
Outra dica, todas as notas se repetem a partir da 12º casa, então a corda Mí, se você tocala na 12º, teremos o Mí novamente só que uma oitava acima, mesma coisa com as outras cordas.
Este intervalo é muito utilizado para criar riffs de guitarra.
Dúvidas comentem.
Como ler tablatura
Veja como é fácil ler tablatura.
--------------------------------------------- Mí (mizinha)
--------------------------------------------- Sí
--------------------------------------------- Sol
--------------------------------------------- Ré
--------------------------------------------- Lá
--------------------------------------------- Mi (mizão)
Cada uma destas linhas representam as cordas do violão/guitarra, só que invertido, a corda de baixo representa a corda mais grossa do violão/guitarra, ou seja, a Mí "mizão", e a corda de cima representa a corda mais fina do violão Mí "mizinha".
-------------------------------0------------------------
-----------------------1-----------1--------------------
----------------0-----------------------0---------------
----------2----------------------------------2----------
-----3--------------------------------------------3----
------------------------------------------------------
A ordem que se segue para ler é da esquerda para direita. Os números sobre as linhas representam as casas do violão/guitarra, então no exemplo acíma temos o número três representando a casa três na corda lá, esta será a nota que você deve tocar e por ai em diante, os zeros significam que a corda deve ser tocada solta.
------3---------------------------
------3---------------------------
------0---------------------------
------0---------------------------
------2---------------------------
------3----------------------------
Esta outra situação, com um número abaixo do outro, significa que você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo.No nosso exemplo o a acorde de (G) Sol.
Simples assim. Dúvidas comentem.
--------------------------------------------- Mí (mizinha)
--------------------------------------------- Sí
--------------------------------------------- Sol
--------------------------------------------- Ré
--------------------------------------------- Lá
--------------------------------------------- Mi (mizão)
Cada uma destas linhas representam as cordas do violão/guitarra, só que invertido, a corda de baixo representa a corda mais grossa do violão/guitarra, ou seja, a Mí "mizão", e a corda de cima representa a corda mais fina do violão Mí "mizinha".
-------------------------------0------------------------
-----------------------1-----------1--------------------
----------------0-----------------------0---------------
----------2----------------------------------2----------
-----3--------------------------------------------3----
------------------------------------------------------
A ordem que se segue para ler é da esquerda para direita. Os números sobre as linhas representam as casas do violão/guitarra, então no exemplo acíma temos o número três representando a casa três na corda lá, esta será a nota que você deve tocar e por ai em diante, os zeros significam que a corda deve ser tocada solta.
------3---------------------------
------3---------------------------
------0---------------------------
------0---------------------------
------2---------------------------
------3----------------------------
Esta outra situação, com um número abaixo do outro, significa que você deve tocar todas as notas ao mesmo tempo.No nosso exemplo o a acorde de (G) Sol.
Simples assim. Dúvidas comentem.
Família dos acordes maiores com sétima (7)
Apresento a vocês iniciantes mais uma família de acordes desta vez os maiores com sétima, claro que não basta saber só o desenho dos acordes, por isso treine-os com o batido do post , batidas no violão para iniciantes, e não deixe de ver também, acordes básicos para violão e guitarra.
Conceitos iniciais para violão ou guitarra
Nota : È comum para os iniciantes confundirem nota com acorde, nota é simplesmente um som tocado separadamente, como por exemplo quando você toca uma corda do seu violão você ouvirá o som de uma nota.
Acorde : È o resultado da emissão de três ou mais notas tocadas ao mesmo tempo, acordes como; C, Cm , C7, e não notas C#, Cm, C7.
Melodia : conjunto de notas tocadas sucessivamente ou, uma após a outra.
Harmonia : Combinação de sons sucessivos.
Ritmo : Movimentação regulada com sua maior ou menor duração.
Timbre : Caracteristica de cada som ou instrumento.
Algum conceito que queira saber?
Comente.
Acorde : È o resultado da emissão de três ou mais notas tocadas ao mesmo tempo, acordes como; C, Cm , C7, e não notas C#, Cm, C7.
Melodia : conjunto de notas tocadas sucessivamente ou, uma após a outra.
Harmonia : Combinação de sons sucessivos.
Ritmo : Movimentação regulada com sua maior ou menor duração.
Timbre : Caracteristica de cada som ou instrumento.
Algum conceito que queira saber?
Comente.
batidas no violão para iniciantes
Galera, achei este vídeo no youtube e resolvi postar aqui, consilie estes batidos para treinar os acordes do post acordes para violão, com este ritmo do vídeo você já conseguirá tocar inúmeras músicas. Mãos a obra.
Dúvidas? Não deixe de comentar.
Dúvidas? Não deixe de comentar.
Um pouco de teoria musical
O quadro abaixo está representando as figuras musicais (figuras de tempo), cada uma destas figuras tem um determinado valor de tempo, toda música tem um tempo que é constante, ou seja, não vária, este tempo geralmente é marcado pela caixa e bumbo da bateria, e se você conhece o metrônomo, cada clik representa um tempo.
Clique nas figuras para ampliar.
Vejamos agora o valor de tempo de cada uma delas:
Vamos agora preencher alguns compassos para exemplificar:
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4
Os números representam o andameto do tempo da música.
Cada barra na horizontal representa o fim de um compasso, perceba como as figuras preenchem corretamente cada um deles, para treinar consiga um metronômo, pode ser baixado na internet, e tente a cada click emitir um som bocal como tá!!.
Repare o primeiro compasso da figura acima e veja como ficariam os Ta's:
1 tá tá
2 tá
3 tá tá
4 tá tá tá tá
Esta é uma excelente forma para desenvolver sua noção ritmica.
Preocupe-se por enquanto somente com a parte ritmica, embreve veremos como localizar as notas no braço do violão, guitarra.
Continuaremos o assundo em posts futuros.
Dúvidas? comentem.
Clique nas figuras para ampliar.
Vejamos agora o valor de tempo de cada uma delas:
Vamos agora preencher alguns compassos para exemplificar:
1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4
Os números representam o andameto do tempo da música.
Cada barra na horizontal representa o fim de um compasso, perceba como as figuras preenchem corretamente cada um deles, para treinar consiga um metronômo, pode ser baixado na internet, e tente a cada click emitir um som bocal como tá!!.
Repare o primeiro compasso da figura acima e veja como ficariam os Ta's:
1 tá tá
2 tá
3 tá tá
4 tá tá tá tá
Esta é uma excelente forma para desenvolver sua noção ritmica.
Preocupe-se por enquanto somente com a parte ritmica, embreve veremos como localizar as notas no braço do violão, guitarra.
Continuaremos o assundo em posts futuros.
Dúvidas? comentem.
Riffs Kiko Loureiro
Galera este é o riff da música Dilemma que está no cd No grafity.
Outro riff do CD No grafity, este é da música In a gentle way.
Clique nas imagens para ampliar
Outro riff do CD No grafity, este é da música In a gentle way.
Clique nas imagens para ampliar
Palhetada alternada
Roger franco, falou tudo o cara.
Decifrando o braço da guitarra
Saber localizar qualquer nota em qualque lugar do braço da guitarra é um dos passos iniciais para adquirir desenvoltura com neste maravilhoso instrumento, observe a figura abaixo:
Clique na imagem para ampliar
Não se preocupe você não precisa memorizar todas estas notas, basta saber o nome das cordas, pois, o restante das notas seguem uma ordem lógica, tomemos como exemplo a corda 1 MI (mizão), agora só seguir a ordem lógica da escala, se a corda é a mí então na primeira casa do braço teremos Fá, na segunda casa F# e assim por diante, tente memorizar as notas sem os acidentes que assim o restante ficará bem mais fácil, segue o mesmo raciocínio para as outras cordas.
Dúvidas? comentem.
bons estudos
Clique na imagem para ampliar
Não se preocupe você não precisa memorizar todas estas notas, basta saber o nome das cordas, pois, o restante das notas seguem uma ordem lógica, tomemos como exemplo a corda 1 MI (mizão), agora só seguir a ordem lógica da escala, se a corda é a mí então na primeira casa do braço teremos Fá, na segunda casa F# e assim por diante, tente memorizar as notas sem os acidentes que assim o restante ficará bem mais fácil, segue o mesmo raciocínio para as outras cordas.
Dúvidas? comentem.
bons estudos
Exercicíos para independência dos dedos
Excelete exercício para desenvolver indepêndencia dos dedos, treinar devagar e sempre com o nosso amigo metrônomo.
Bons estudos
Bons estudos
Exercicíos para palheta alternada
Galera, esta é uma bateria de exercícios de um dos mestres da guitarra neste assunto, nosso saudoso Kiko Loureiro, lembre-se sempre de estudar com o metrônomo obedecendo as divisões rítmicas corretamente e o sentido da palhetada sempre para cima e para baixo, bons estudos.
Palheta alternada sobre a escala de G
Clique nas imagens para ampliar
Palheta alternada sobre a escala de G
Clique nas imagens para ampliar
Intervalos dos modos gregos
Se você ainda não estudou intervalos músicais não se desespere, em breve explicaremos de forma simples e prática o que são e para que são usados os intervalos, enquanto isso, tente memorizar bem os intervalos dos modos gregos, toque cada uma das escalas e diga seus intervalos a cada nota que tocar.
Jônio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7M
Dórico
T 2M 3m 4J 5J 6M 7m
Frígio
T 2m 3m 4J 5J 6m 7m
Lídio
T 2M 3M #4 5J 6M 7M
Mixolídio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7m
Eólio
T 2M 3m 4J 5J 6m 7m
Lócrio
T 2m 3m 4J b5 6m 7m
Jônio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7M
Dórico
T 2M 3m 4J 5J 6M 7m
Frígio
T 2m 3m 4J 5J 6m 7m
Lídio
T 2M 3M #4 5J 6M 7M
Mixolídio
T 2M 3M 4J 5J 6M 7m
Eólio
T 2M 3m 4J 5J 6m 7m
Lócrio
T 2m 3m 4J b5 6m 7m
Modos gregos
C jônio
--------------------------------------------------------------------10--12--13---
-------------------------------------------------------10--12--13----------------
------------------------------------------9--10--12------------------------------
-----------------------------9--10--12-------------------------------------------
---------------8--10--12---------------------------------------------------------
-8--10--12-----------------------------------------------------------------------
D dórico
-----------------------------------------------------------------------10--12--13--
----------------------------------------------------------10--12--13---------------
--------------------------------------------10--12--14-----------------------------
------------------------------10--12--14-------------------------------------------
----------------10--12--14---------------------------------------------------------
--10--12--13-----------------------------------------------------------------------
E frígio
---------------------------------------------------------------------13--15--17--
-------------------------------------------------------13--15--17----------------
-----------------------------------------12--14--16------------------------------
----------------------------12--14--15--------------------------------------------
---------------12--14--15---------------------------------------------------------
--12--13--15----------------------------------------------------------------------
F lídio
-------------------------------------------------3--5--7--------------------------
----------------------------------------3--5--6-----------------------------------
------------------------------2--4--5---------------------------------------------
--------------------2--3--5-------------------------------------------------------
----------2--3--5-----------------------------------------------------------------
-1--3--5--------------------------------------------------------------------------
G mixolídio
--------------------------------------------------5--7--8-------------------------
----------------------------------------5--6--8-----------------------------------
-------------------------------4--5--7--------------------------------------------
---------------------3--5--7------------------------------------------------------
-----------3--5--7----------------------------------------------------------------
--3--5--7-------------------------------------------------------------------------
A eólio
---------------------------------------------------7--8--10--------------------
----------------------------------------6--8--10-------------------------------
-------------------------------5--7--9-----------------------------------------
---------------------5--7--9---------------------------------------------------
-----------5--7--8-------------------------------------------------------------
-5--7--8-----------------------------------------------------------------------
B lócrio
---------------------------------------------------------8--10--12--------------
---------------------------------------------8--10--12--------------------------
-----------------------------------7--9--10-------------------------------------
-----------------------7--9--10-------------------------------------------------
------------7--8--10------------------------------------------------------------
-7--8--10-----------------------------------------------------------------------
Memorize os desenhos de cada um dos modos e tente reproduzi-los em outra tonalidades,
em breve falaremos da estrutura intervalar de cada um deles.
--------------------------------------------------------------------10--12--13---
-------------------------------------------------------10--12--13----------------
------------------------------------------9--10--12------------------------------
-----------------------------9--10--12-------------------------------------------
---------------8--10--12---------------------------------------------------------
-8--10--12-----------------------------------------------------------------------
D dórico
-----------------------------------------------------------------------10--12--13--
----------------------------------------------------------10--12--13---------------
--------------------------------------------10--12--14-----------------------------
------------------------------10--12--14-------------------------------------------
----------------10--12--14---------------------------------------------------------
--10--12--13-----------------------------------------------------------------------
E frígio
---------------------------------------------------------------------13--15--17--
-------------------------------------------------------13--15--17----------------
-----------------------------------------12--14--16------------------------------
----------------------------12--14--15--------------------------------------------
---------------12--14--15---------------------------------------------------------
--12--13--15----------------------------------------------------------------------
F lídio
-------------------------------------------------3--5--7--------------------------
----------------------------------------3--5--6-----------------------------------
------------------------------2--4--5---------------------------------------------
--------------------2--3--5-------------------------------------------------------
----------2--3--5-----------------------------------------------------------------
-1--3--5--------------------------------------------------------------------------
G mixolídio
--------------------------------------------------5--7--8-------------------------
----------------------------------------5--6--8-----------------------------------
-------------------------------4--5--7--------------------------------------------
---------------------3--5--7------------------------------------------------------
-----------3--5--7----------------------------------------------------------------
--3--5--7-------------------------------------------------------------------------
A eólio
---------------------------------------------------7--8--10--------------------
----------------------------------------6--8--10-------------------------------
-------------------------------5--7--9-----------------------------------------
---------------------5--7--9---------------------------------------------------
-----------5--7--8-------------------------------------------------------------
-5--7--8-----------------------------------------------------------------------
B lócrio
---------------------------------------------------------8--10--12--------------
---------------------------------------------8--10--12--------------------------
-----------------------------------7--9--10-------------------------------------
-----------------------7--9--10-------------------------------------------------
------------7--8--10------------------------------------------------------------
-7--8--10-----------------------------------------------------------------------
Memorize os desenhos de cada um dos modos e tente reproduzi-los em outra tonalidades,
em breve falaremos da estrutura intervalar de cada um deles.
Assinar:
Postagens (Atom)